Diabetes – Tipos, sintomas, tratamentos e causas

Diabetes é uma síndrome metabólica de origem múltipla, que se dá pela falta de insulina e/ou sua incapacidade de exercer adequadamente seus efeitos (resistência a insulina), causando um aumento da glicose (açúcar) no sangue.

Esse hormônio causa a redução da glicemia, ao fazer com que o açúcar presente no sangue penetre nas células, sendo utilizado como fonte de energia.

 

Tipos de diabetes

Pré-diabetes

A pré-diabetes indica que o paciente tem potencial para desenvolver a doença. É como um estado intermediário entre o saudável e o diabetes tipo 2.

Nesse caso, tem como tratar e não chegar a ter a doença.

 

Diabetes gestacional

Na gestação, várias mudanças são feitas no corpo, inclusive a ação da insulina. Isso pode ocasionar o aumento dos níveis de glicose no sangue. Depois de diagnosticado, pode ou não resistir após o parto.

 

Diabetes – Tipo 1

No diabetes tipo 1, o pâncreas perde a capacidade de produzir insulina, por causa de um defeito no sistema imunológico, fazendo com que os anticorpos ataquem as células que produzem esse hormônio.

Ela ocorre em cerca de 5 a 10% dos pacientes com diabetes.

 

Diabetes – Tipo 2

Nesse tipo de diabetes, há diminuição da secreção de insulina e um defeito na sua ação, a resistência à insulina.

Pode ser tratado com medicamentos orais ou injetáveis mas, com o passar do tempo, pode ocorrer o agravamento da doença.

Cerca de 90% dos pacientes têm diabetes tipo 2.

 

Sintomas do diabetes

Os sintomas mais frequentes de qualquer um dos tipos de diabetes são a vontade excessiva de urinas, fome e sede além do normal e emagrecimento repentino. Além disso, pode-se sentir fraqueza, fadiga, alteração visual, formigamento nos pés, mudanças de humor e náuseas. Atente-se também caso suas feridas demorem a cicatrizar!

Tratamentos para diabetes

Em geral, o tratamento para diabetes se baseia na reposição da insulina no organismo. Pode ser por via oral ou aplicação cutânea de insulina. A reeducação alimentar é outro forte fator para a melhora dos pacientes.

Confira alguns hábitos recomendados para o tratamento:

  1. Pare de fumar

A combinação da doença e o cigarro, multiplicam em até cinco vezes o risco de infarto. As substâncias do cigarro ajudam a criar acúmulos de gorduras nas artérias, bloqueando a circulação e, consequentemente, o fluxo sanguíneo fica mais lento – até que a artéria entope.

  1. Cuide da saúde bucal

O sangue dos portadores de diabetes tem alta concentração de glicose, tornando mais propício o desenvolvimento de bactérias. A boca, por ser uma via de entrada de alimentos, recebe diversos corpos estranhos que favorecem a proliferação de bactérias. Realize sempre uma boa escovação e vá ao dentista uma vez a cada seis meses!

  1. Evite doces e carboidratos

Ter uma alimentação saudável e com pouca glicose é essencial. Evite doces e carboidratos, pois eles agravam a situação de quem tem a doença.

  1. Coma frutas e verduras

São ótimas opções para diminuir a ingestão de gordura, além de serem ricas em fibras e de “açúcar bom”. Ajudam também a resistir àquela vontade de comer doces!

  1. Coma pouco e várias vezes

O hábito de comer pouco, mas várias vezes ao dia ajuda a combater os picos glicêmicos.

  1. Tenha sempre acompanhamento médico

Apesar de todas essas atitudes contribuírem para a sua saúde, não há nada mais recomendado do que ter acompanhamento profissional. Afinal, apenas um médico poderá indicar o melhor tratamento para as suas necessidades.

Sem Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Buffet

Receber nossos amigos e clientes diariamente é o que faz feliz a equipe da República da Saúde. A ansiedade que precede esses momentos se une a expectativa de que tudo de certo, e saia conforme planejado.

+ Detalhes

Padaria Gourmet

Tem integral? Sim! Tem sem glúten? Também! Tem prazer em comer? Sempre!Se não é para agradar o paladar, aqui não tem. Na Constituição da Republica da Saúde é lei ser feliz e deixar o gostinho de quero mais, com glúten ou sem glúten, com cinco, seis ou sete grãos. Aqui a gente contabiliza as boas historias vividas, os bons momentos compartilhados e o percentual que importa é o de clientes felizes e satisfeitos.

+ Detalhes

Cafeteria

Tomar um “cafezinho” com os amigos já virou uma mania mundial. Marcar um café para uma reunião de negócios já faz parte do cotidiano das pessoas que “fazem acontecer”. O nosso conhecido íntimo, que já foi responsável pela economia do nosso país e que inclusive fez com que a Bolsa de Valores fosse fundada lá no século passado, alcançou nos últimos anos seu merecido status.

+ Detalhes

Adega

Comer bem, beber bem e viajar! Será que teremos também que fundar a República da Saúde Viagens? Até que não parece uma má ideia. Que tal abrirmos um dos vinhos da nossa adega para pensarmos sobre este e outros assuntos?

+ Detalhes

pesquisa
de satisfação
República da saúde

O que você achou do nosso novo site?

Próxima pergunta

O que você achou do nosso novo site?

Próxima pergunta

O que você achou do nosso novo site?

Enviar pesquisa

Onde Estamos

Tweets de @repsaude
This error message is only visible to WordPress admins

Error: No connected account.

Please go to the Instagram Feed settings page to connect an account.

Download Premium Magento Themes Free | download premium wordpress themes free | giay nam dep | giay luoi nam | giay nam cong so | giay cao got nu | giay the thao nu